segunda-feira, 7 de março de 2011

Wikileaks

Na minha opinião, a maior vantagem do Wikileaks é não apenas mostrar o cinismo existente na diplomacia e na relação política entre os Estados, em que os responsáveis dão palmadinhas nas costas dos seus pares muitas vezes com vontade de os 'apunhalarem' (em sentido figurativo, claro) mas obrigar a comunicação social, muitas vezes subju...gada ao poder político e/ou económico, a ser mais arrojadas e livres na informação que fornece ao seu público.
A minha dúvida é o que se deve considerar jornalismo responsável nos dias de hoje quando a maioria dos jornais não é suficientemente independente. Para mim, a única informação confidencial ou 'top secret' que não deve ser divulgada é a que coloca em perigo pessoas em teatro de guerra ou zonas de conflito. 'Quem não deve não teme' e seria importante para reforçar a democracia e dignificar a diplomacia que todos os diplomatas ou governantes pudessem afirmar que não têm verdadeiramente nada de que se envergonhar.
Estou totalmente de acordo com Ana Gomes quando afirmou que " é de interesse público divulgar o conteúdo destes Wikileaks..., para desmascarar políticos vendidos e governos hipócritas e anti-patrioticos. .."

Sem comentários: