quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Empresas socialmente responsáveis?

.
As empresas socialmente responsáveis parecem estar na moda. A maioria das grandes empresas mostra-se preocupada com os mais desfavorecidos e com uma redução das desigualdades sociais. Autenticidade ou estratégia de markting?
Penso que há de tudo, mas estou de acordo com Muhammad Yunus (o chamado "banqueiro dos pobres") quando diz: "alguns líderes empresariais utilizam o conceito (responsabilidade social empresarial) para obterem benefícios em proveito dos seus negócios. A sua filosofia parece ser. ganhar tanto dinheiro quanto possível, mesmo que tenham de explorar os pobres - e depois doam uma pequeníssima parte dos lucros a causas sociais ou criam um fundação com objectivos que ajudam a promover os negócios da empresa. Em seguida, aprovam ainda uma grande campanha de publicidade para mostrar quão são generosos!
Para estas empresas a RSE será sempre uma mera fachada. Em alguns casos, a mesma empresa que despende um cêntimo com causas sociais gasta 99 cêntimos em projectos lucrativos que agravam as desigualdades sociais".
Claro que há gestores de empresas honestamente interessados em promover a igualdade social, resta-nos saber distinguir o trigo do joio e denunciar os aldabrões!

.

Sem comentários: